MISSÃO DOS ESTADOS UNIDOS PARA AS NAÇÕES UNIDAS
Escritório de Imprensa e Diplomacia Pública
PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA
11 de março de 2024

Declaração da embaixadora Linda Thomas-Greenfield sobre a declaração de imprensa do Conselho de Segurança da ONU sobre o Haiti

Os Estados Unidos aplaudem a declaração de imprensa do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o Haiti, divulgada hoje, na qual todos os 15 membros do Conselho condenaram veementemente a violência contínua e as violações dos direitos humanos — incluindo sequestros, assassinatos e violência de gênero — cometidas por grupos criminosos armados que ameaçam a segurança e a proteção de todos os haitianos. Os membros do Conselho, encorajados pela liderança do Quênia e pelo apoio de doadores internacionais, expressaram inequivocamente a esperança e a expectativa no rápido envio da Missão Multinacional de Apoio à Segurança (MSS, na sigla em inglês) autorizada pela ONU, que ampliará os esforços da Polícia Nacional haitiana visando restaurar a paz e a tranquilidade.

Os Estados Unidos, juntamente com nossos parceiros e aliados internacionais, estão empenhados em fornecer à MSS aquilo de que necessita para ter sucesso. A implantação oportuna da MSS é uma das principais prioridades do governo, e o Departamento de Estado está trabalhando com o Congresso a fim de fornecer US$ 200 milhões em apoio. O Canadá se comprometeu com US$ 91,2 milhões e outros, incluindo Alemanha, Benim, Espanha, França e Jamaica, anunciaram apoio financeiro, pessoal e logístico.

Como tenho afirmado publicamente e em reuniões com líderes governamentais haitianos, bem como com chefes de governo da Caricom, a Missão MSS é um passo crucial para a criação de um ambiente propício a eleições livres e justas, bem como para aliviar a crise humanitária. Encorajei todos os atores políticos a se empenharem em um caminho a seguir em benefício do povo haitiano e de sua necessidade de certeza e esperança. Os haitianos não devem ficar desesperados com essa situação. Os líderes precisam assumir a responsabilidade de agir agora e se comprometer com uma transição política liderada pelo Haiti, com o estabelecimento de um governo de transição e com eleições logo a seguir.

A comunidade internacional deve fazer tudo o que estiver a seu alcance para apoiar esses objetivos. O povo haitiano já sofreu o suficiente.


Veja o conteúdo original : https://usun.usmission.gov/statement-by-ambassador-linda-thomas-greenfield-on-the-un-security-council-press-statement-on-haiti/

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial. 

U.S. Department of State

The Lessons of 1989: Freedom and Our Future