5 de abril de 2024
Clube Docente
Leuven, Bélgica

(…)

PERGUNTA: (…) E então, secretário Blinken, tenho de lhe perguntar sobre — apenas brevemente sobre Gaza, e isso é se as medidas que o gabinete do primeiro-ministro Netanyahu anunciou hoje cedo, abrindo as novas passagens fronteiriças são suficientes para atender às demandas que o senhor apresentou ao governo para melhorar as condições? E o senhor ainda precisa ver mais pelo menos em termos de proteção de civis e trabalhadores humanitários? Muito obrigado.

(…)

SECRETARY BLINKEN: Matt, com relação à sua pergunta sobre Gaza, saudamos as medidas anunciadas por Israel — abrir Erez como um novo ponto de passagem, fazer com que as remessas saiam diretamente do porto de Ashdod e maximizar a rota que sai da Jordânia. Esses são desenvolvimentos positivos, mas o verdadeiro teste são os resultados, e é isso que estamos esperando para ver nos próximos dias e nas próximas semanas.

A ajuda está chegando efetivamente às pessoas que precisam dela em Gaza? Os gargalos e outros atrasos nos cruzamentos estão sendo resolvidos? Temos um sistema muito melhor de desconflito e coordenação para que os trabalhadores humanitários, as pessoas que estão entregando a ajuda, possam fazê-lo com segurança e proteção? Todos esses aspectos são essenciais e, mais uma vez, isso precisa ser realmente medido pelos resultados. E algumas das medições que estamos buscando incluem coisas como o número de caminhões que estão realmente entrando de forma contínua, e não apenas entrando, mas também circulando, a ajuda que está sendo distribuída em toda a Faixa de Gaza, incluindo o norte da Faixa de Gaza, que é crucial. Algumas das medições que nos preocupam profundamente, incluindo o fato de que quase 100% da população está em situação de insegurança alimentar aguda, que há indicadores de fome em potencial, nós vamos analisar de perto para ver se estão sendo revertidas. 

Portanto, a prova está nos resultados, e veremos isso se desenrolar nos próximos dias e nas próximas semanas. Da mesma forma, também é fundamental que haja uma investigação independente, completa e totalmente divulgada sobre a morte da equipe da Cozinha Central Mundial, que estava realizando um trabalho heroico nas circunstâncias mais difíceis ao tentar levar assistência a pessoas que precisam desesperadamente dela. Portanto, esperamos ver essa investigação, esperamos ver uma prestação de contas pública e esperamos ver a responsabilização em seu rastro. 

E isso remete a um desafio maior que temos visto em todo o processo, que é o número terrível de crianças, mulheres e homens — crianças, mulheres e homens inocentes — que foram mortos durante as operações militares. Já falamos sobre isso muitas vezes. O desafio único de lidar com um inimigo que se incorpora à população civil, que se esconde atrás dela, embaixo dela, em túneis, em mesquitas, em escolas, em prédios de apartamentos. Mas a obrigação de Israel, sua responsabilidade, de maximizar a proteção de civis, de fazer disso uma prioridade, também é um teste crucial.

Portanto, o que esperamos ver nos próximos dias e semanas é a definição de prioridades, o aumento da assistência humanitária, sua sustentação e entrega às pessoas que dela necessitam, a garantia de que aqueles que a prestam estão seguros e protegidos, e a maximização de todos os esforços para proteger civis – aqueles que são apanhados nesse fogo cruzado criado pelo Hamas. Simplesmente não podemos ter tantas pessoas pegas naquele fogo cruzado, mortas e feridas daqui para frente.

(…)


Veja o conteúdo original: https://www.state.gov/secretary-antony-j-blinken-and-u-s-eu-trade-and-technology-council-ministerial-co-chairs-at-sixth-u-s-eu-trade-and-technology-council-joint-press-availability/ 

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial. 

U.S. Department of State

The Lessons of 1989: Freedom and Our Future